
Expandir os negócios para além das fronteiras é o sonho de muitos empresários brasileiros. Mas um dos maiores temores do empresariado é forjar parcerias frágeis ou até prejudiciais. Para evitar que isso aconteça, é claro que pesquisar sobre o parceiro é fundamental, mas superada essa etapa, formalizar a parceria com um contrato bem estruturado, optando pelo modelo adequado, também é muito importante.
Em alguns casos, a criação de uma joint venture pode ser uma boa opção. Esse modelo de parceria cria uma nova empresa com uma finalidade específica, e cada uma das empresas sócias contribuirão para essa finalidade de uma maneira específica: trazendo capital, oferecendo tecnologias, estrutura ou até mesmo conhecimento sobre o mercado, que é uma grandedificuldade daqueles que querem se aventurar no comércio internacional.
É importante se considerar que, se de um lado da balança temos a contribuição de cada empresa, do outro, temos o compartilhamento de riscos e responsabilidades. Por isso, ao estabelecer uma joint venture, a fase de pesquisa dos parceiros ganha ainda mais destaque e deve ser realizada com maior atenção.
Além disso, embora seja muito interessante, esse modelo nem sempre é a melhor opção. Dependendo das particularidades do negócio, contratos de distribuição, licenciamento ou de fornecimento podem oferecer menos riscos e maior flexibilidade.
Se essa realmente for a melhor opção para o seu negócio, o contrato deve buscar formas de driblar desafios como a falta de alinhamento estratégico entre as empresas parceiras, divergências culturais e de expectativas, desequilíbrios de aporte de recursos e falta de flexibilidade para mudanças. Sem essa segurança, esses problemas podem resultar em conflitos e dificuldades em saná-los e até prejuízos financeiros.
Se você também se sente inseguro ou insegura ao estabelecer parcerias no exterior, ou mesmo dentro do país, procure profissionais especialistas e de confiança que possam analisar o melhor formato de parceria para o seu negócio e formalizar esse vínculo de forma clara e segura!
Comentários